Postagens mais visitadas

A Cidade Perfeita na Arábia Saudita: Projeto apresenta perspectiva futurista de urbanismo

 Uma visão futurista está se tornando realidade nas vastas extensões do deserto da Arábia Saudita. Batizada de The Line, essa cidade vertical está prestes a desafiar os paradigmas do desenvolvimento urbano e a moldar o conceito de cidades do futuro.


Com uma extensão notável de 170 quilômetros de comprimento, 200 metros de largura e 500 metros de altura, The Line é uma audaciosa iniciativa que se estende do Mar Vermelho ao coração do deserto.

O objetivo ambicioso é abrigar nove milhões de residentes em uma área futurística de 34 quilômetros quadrados.

A construção da primeira fase já está em andamento, com a fachada do edifício projetada para ser completamente espelhada, harmonizando-se com a paisagem do deserto.

Internamente, The Line pretende operar com zero emissões de carbono, 100% de energia renovável e reservar 95% das terras para a preservação da natureza.

Uma das características mais marcantes é a ausência de carros e estradas. O transporte será facilitado por um trem de alta velocidade chamado de The Backbone.

A expectativa é que ele percorra a cidade de ponta a ponta em apenas 20 minutos, garantindo assim uma mobilidade eficiente tanto para os moradores quanto para os visitantes.

O projeto é coordenado pelo NEOM, uma iniciativa visionária com o objetivo de atrair os melhores talentos de ecossistemas acadêmicos e tecnológicos, como MIT, Vale do Silício e Stanford.


As prioridades de The Line incluem saúde e bem-estar, com comodidades essenciais, como escolas e serviços médicos, a poucos minutos de distância, e amplo acesso à natureza através de espaços abertos bem-planejados.

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita e CEO da NEOM descreve a concepção da cidade vertical como Urbanismo de Gravidade Zero, permitindo movimentos em três dimensões para acessar suas funções.

Apesar das promessas grandiosas, especialistas do Complexity Science Hub (CSH) criticaram a logística, concluindo que não deveria ser um modelo para cidades futuras.

Rafael Prieto-Curiel, envolvido na análise do projeto, destaca que uma cidade linear pode ser a forma menos eficiente possível, contrapondo a tradição de cidades redondas ao longo da história da humanidade.

Mesmo com os desafios e críticas, The Line está determinada a redefinir o futuro do desenvolvimento urbano, colocando a Arábia Saudita na vanguarda da inovação arquitetônica e urbanística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário